As hortas inteligentes – Conheça o FarmBot

Um grupo de engenheiros norte-americanos criou o FarmBot, um robô que planta e cuida sozinho de uma horta. O robô é construído com Arduino e Raspberry Pi em uma arquitetura de sistema aberto. Isso significa que qualquer um pode baixar o projeto em sua casa e construir o seu. Ou que qualquer empresa pode fabricar e vender. O mesmo vale para o sistema, que pode ser melhorado pela comunidade de usuários.

A iniciativa tem como objetivo popularizar a agricultura de precisão. O FarmBot foi projetado para custar no máximo US$1000 e conta com partes que podem ser impressas em impressoras 3D, o que torna o projeto muito mais acessível. Dessa forma, é possível construir um robô muito barato equivalente a equipamentos de US$ 1 milhão.

A máquina que funciona com energia solar e água coletada da chuva é capaz de plantar, monitorar e regar com precisão 33 espécies de hortaliças diferentes, além de identificar as ervas daninhas e eliminá-las. É possível criar uma horta diversificada e garantir que cada planta receba a quantidade exata de água que necessita.

É um sistema perfeito para quem gosta de cultivar o próprio alimento e não tem tempo para cuidar por causa do trabalho ou viagens. O controle inteligente de hortas, estufas e jardins, é mais uma tecnologia incrível que está ajudando nossas casas a ficarem cada vez mais confortáveis e sustentáveis.

O Projeto completo pode ser encontrado no site: https://farmbot.io/

Confira o vídeo: